A CHEGADA DA CASINHA FELIZ

O primeiro ano é uma das fases mais marcantes da vida da criança. É neste período que a leitura e a escrita se darão de forma mais efetiva.

A Villa adotou o método fônico desde a educação infantil e trabalha desde o início da infância para que o aluno cresça com os ouvidos aguçados, preparando as crianças para receber conhecimento através deste método.

A turminha do 1º ano recebeu no mês de fevereiro, com grande alegria, A Casinha Feliz, um material rico, cheio de ludicidade e muitas descobertas.

A Casinha Feliz é um conto infantil que mostra a vida de uma família e envolve as crianças na fascinante aventura da leitura e da escrita de forma lúdica e criativa, transformando a sala de aula num espaço interativo de aprendizagem.

O material é vinculado ao currículo e amarrado ao material de fichário que utilizamos na escola. Já estamos ansiosos para ver essa turminha lendo com propriedade e aprendendo muito através desta conquista!

A turminha do Berçário 1 tem se desenvolvido com muita rapidez. Cada um dentro de sua individualidade apresenta grandes avanços! Aqueles que não sentavam estão firmando o corpinho, os que sentavam agora se arriscam a engatinhar e temos até pequeninos caminhando com apoio. Nos alegramos com cada conquista destes pequenos líderes servidores.

VOCÊ SABIA?

Temos uma biblioteca repleta de livros infantis e adultos, prontos para empréstimo de alunos e famílias. Nossas crianças já possuem um Passaporte da Leitura e todas as famílias também podem adquirir o seu. Não deixe de entrar em contato conosco caso deseje.

CULTOS SEMANAIS

Aqui na Villa nutrimos a criança de forma integral. Entendemos que é necessário
cuidarmos da mente, do corpo, do coração e do espírito de cada aluno.

E é por este motivo que, além de toda a parte pedagógica, semanalmente fazemos nosso culto de adoração e instrução.

Nele as crianças cantam, dançam e escutam uma palavra, sempre guiados pela Bíblia e pelo Espírito de Deus.

NOSSO CONTRATURNO

PROGRAMA AMO

Nosso contraturno é recheado de aprendizagem! Durante este período da rotina escolar utilizamos o Programa AMO. A.M.O., além da conjugação do verbo amar, também é a sigla para “Apascenta Minhas Ovelhas”.

A maior missão deste Programa é fomentar esperança e visão na próxima geração e influenciar a cultura para Cristo através de produções baseadas em princípios que nutre a criança integralmente com beleza, verdade e bondade moral, além de cultivar uma cosmovisão, sensibilidade e caráter cristãos em duas gerações (crianças e professores).

Aqui na Villa, neste primeiro momento, as turmas de contraturno estão trabalhando dois lindos temas deste programa: “Pinóquio” na Educação Infantil e “As Crônicas de Nárnia” no Ensino Fundamental.

Os valores morais são inseridos diariamente no coração dos pequenos, sem deixar os avanços pedagógicos para trás.

Desde o nascimento da Villa em 2018,
sonhávamos com um programa bilíngue que realmente fosse eficaz e acompanhasse a Metodologia pela qual a escola já caminha, a AEP.
Conhecemos o currículo internacional Abeka, nascido em Pensacola (Flórida), na universidade que carrega seu nome e que está no Brasil há 5 anos demonstrando sua efetividade. O segundo ano é uma turma de meninos cheios de vigor e vontade de aprender. Juntos, eles descobrem muitas coisas e se aprofundam nos assuntos trazidos pela professora. Durante este primeiro bimestre, na matéria de Ciências, a turma reconheceu a perfeição e regularidade do Sistema Solar e compreenderam que a Terra pertence ao Senhor, e nós somos administradores de Sua criação.

Ao finalizar a pesquisa, foram capazes de classificar e identificar os principais tipos de astros, os movimentos que envolve a Terra e seus efeitos no cotidiano da vida do homem. Cada aluno, junto a suas famílias, produziram uma maquete sobre o Sistema Solar e apresentaram seus excelentes trabalhos em sala de aula. Para finalizar e celebrar esta aprendizagem, no próximo dia 14, a turma, junto aos demais alunos do fundamental, visitarão o Planetário da cidade. Já estão muito empolgados para esta data especial.

A alfabetização fônica em inglês do Abeka ensina a criança os sons das letras separadamente, os ‘sounds’ e a partir deles prepara a leitura simples já nos primeiros anos de aplicação. Aulas divertidas, com estratégias envolventes, com canções e com diversos recursos visuais, fazem do Abeka um currículo especial. Sua fundamentação cristã também assegura que o material condiz com a filosofia educacional da Villa.

Para conhecer mais, acesse www.abeka.com e acompanhe também pelo instagram @abeka.brasil

O Sistema Solar

O segundo ano é uma turma de meninos cheios de vigor e vontade de aprender. Juntos, eles descobrem muitas coisas e se aprofundam nos assuntos trazidos pela professora.

Durante este primeiro bimestre, na matéria de Ciências, a turma reconheceu a perfeição e regularidade do Sistema Solar e compreenderam que a Terra pertence ao Senhor, e nós somos administradores de Sua criação.

Ao finalizar a pesquisa, foram capazes de classificar e identificar os principais tipos de astros, os movimentos que envolve a Terra e seus efeitos no cotidiano da vida do homem. Cada aluno, junto a suas famílias, produziram uma maquete sobre o Sistema Solar e apresentaram seus excelentes trabalhos em sala de aula. Para finalizar e celebrar esta aprendizagem, no próximo dia 14, a turma, junto aos demais alunos do fundamental, visitarão o Planetário da cidade. Já estão muito empolgados para esta data especial.

CURRÍCULO VIVO

Professora Lívia Andrade da Rocha Ribeiro


“Sempre tive um sonho de trabalhar com crianças, mas como criei uma carreira completamente diferente, deixei esse sonho dormindo dentro de mim. Porém, quando comecei a trabalhar na Villa, Deus colocou uma certeza tão grande no meu coração, que entendi que era nas crianças que estava o meu amor e felicidade.

No dia a dia da rotina escolar, tive a certeza que queria fazer isto para o resto da minha vida. Deus me trouxe até a Villa e pude conviver com uma professora maravilhosa e ver o quão lindo era o seu trabalho; seu testemunho como professora fez com que Deus afirmasse mais a vontade de estar na ali. Só me sinto capacitada em guiar as crianças e auxiliar os pais na formação do caráter delas porque em Deus tiro a força, coragem para estudar e me aprimorar cada vez mais. Sem a fé em Deus eu não conseguiria.

A minha experiência na Villa tem sido muito desafiadora, emocionante e a mais linda que presenciei como profissional e pessoa. Ver as crianças evoluir tanto no espírito como na mente, é uma oportunidade rica e única.

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. (Romanos 8:28)”

Força, determinação e muita mordomia com o corpo

Essas são as palavras-chave que definem as aulas de educação física por aqui. O professor Therence já conquistou o coração das crianças e vem ensinando semana a semana que o equilíbrio, a perseverança e o movimento do corpo são, não somente para demonstrar força ao outro, mas para glorificar a Deus e cuidar com mordomia do corpo que Ele nos confiou. As aulas têm sido animadas e, além de colocar o “esqueleto para funcionar”, aprendem a trabalhar em grupo e a seguir regras de jogo.
E aí, você já fez seu exercício físico hoje? Faça como nossas crianças, não perca tempo!

Devocionais na Villa

Aqui na Villa todas as turmas iniciam o dia com um devocional! Eles são preciosos, pois ajudam os pequenos a terem intimidade com Deus. Por meio dele, a criança pode orar pela família, pelos amigos e pelos estudos, além de agradecer e compreender que Deus é nosso Criador e Pai.

Nossas aulas de Teatro

Nas aulas de teatro as expressões são sempre cheias de vida! Guiadas pelo professor João, são aulas importantíssimas para o bom desenvolvimento do aluno. É a partir destas aulas, que as crianças do Ensino Fundamental são impulsionadas a perder a timidez, ampliar os horizontes culturais e trabalhar bem em grupo.

Artes na Educação Infantil: As Belas Artes

As crianças aprendem em todo tempo.

Sabemos que quando Deus criou os céus e a terra, tudo era sem forma e vazio. Então Deus disse: “Haja Luz” (Gênesis 1:3) e foi ai que a escuridão passou a ter vida, e vida com cores.

O Jardim 2 vem aprendendo através da pesquisa quatro passos “As cores na pintura”, que o mundo natural é rico em cores e beleza e que tudo isso nos aproxima da glória de Deus e da Sua bondade para conosco.

Contemplando a Criação de Deus

A primeira pesquisa 4 passos do ano aplicada na educação infantil foi “A Criação”. Os berçários e maternais, durante 7 semanas, aprenderam a contemplar tudo o que Deus criou através da Palavra de Deus, experiências, histórias e observações. Entre tantas lições valiosas sobre este assunto, as que mais se destacam são: a certeza de que formos criados a imagem e semelhança de Deus e por isso Deus viu, no 6º dia de criação que o que Ele havia feito era muito bom. E, que assim como Deus descansou no 7º dia, nós também devemos parar em alguns momentos para descansar, sobre tudo, no Senhor.

"Hermie, uma lagarta comum"

Esta é uma linda ilustração que ensina o valor incomparável de cada pessoa criada por Deus. E é com esta linda história que a professora Alicia inicia o Programa de Leitura em nosso Jardim 1. A leitura neste dia ensolarado foi feita no jardim da escola, trazendo ainda mais verdade e beleza para um momento tão especial como este.

O Programa de leitura que faz parte do Currículo Imagem é desenvolvido para nutrir uma visão de grandeza nas crianças e inspirar a imaginação construindo um vocabulário rico de belas palavras. Além disso, com as leituras pré-selecionadas ele cultiva a expressão e a fala conectando as crianças com lindos clássicos literários e seus autores.

O nosso currículo é excelente e transborda sabedoria e cenários onde as verdades bíblicas são realçadas nas atitudes dos personagens, momentos e eventos vividos por eles, fazendo com que os alunos possam relacionar aos princípios bíblicos.

Bilíngue na Educação Infantil

BIBLE” foi a primeira palavra que as turmas de Berçário e Maternal aprenderam em suas primeiras aulas de bilíngue com as Professoras Natália e Mary. As aulas de inglês acontecem semanalmente e as crianças aprendem através da arte e da música.

Aqui na Villa, nós utilizamos o currículo Abeka que é apropriado para a idade pré-escolar e que leva em consideração as diferenças nas habilidades motoras e cognitivas da criança. Assim como toda metodologia da escola, o programa bilingue do Abeka é desenvolvido a partir de uma cosmovisão cristã, plantando sementes de fé nas crianças durante todo o ano.

A Escola de Pais traduz a dedicação da Villa Semear em conduzir os pais na tarefa mais importante de suas vidas, educar seus filhos e mostrar-lhes o caminho do temor a Deus e da virtude.No dia 18 de março, partilhamos de um tempo precioso no Auditório do Ralino Zamboto, Itatiba, onde pudemos construir um ambiente de aprendizagem e de troca de experiências na Aula Master da Escola de Pais.Identificar que estamos em uma guerra, sobretudo cultural, em que o alvo primeiro é desconstruir a noção de família criada por Deus no Éden foi o tema central deste encontro. A partir desse primeiro contato, a Escola de Pais se estenderá por mais quatro encontros às quintas-feiras às 19:30 na Villa Semear.Caminharemos com esse grupo percorrendo o material formativo da Editora Imago Dei, de autoria de Rubens e Daniela Cartaxo, que guiam pais há mais de 20 anos, por meio da educação cristã. 
Contamos com você na próxima edição da Escola de Pais que será comunicada em breve. Para mais informações, acesse villasemear.com.br/escola-de-pais

Relato da Família

Mamãe da Sofia

“Ser mãe sempre foi uma tarefa árdua. Muitos tendem a romantizar esse período da vida de uma mulher, mas sejamos honestos, ser mãe vigilante nos dias de hoje não é tarefa fácil. Sou grata a Deus por essa graça, ser mãe e esposa, tem sido a melhor coisa que me aconteceu. Nunca fui tão feliz em toda a minha vida. Mas para viver essa graça chamada família é necessário dedicação.

Vivemos em um tempo em que o papel da mãe, educadora e vigilante, encorajado por uma arquitetura social bem elaborada, tem sido cada vez mais descartado. As mulheres de nosso tempo têm sido encorajadas a serem tudo o que quiserem, desde de que abram mão de sua natureza dada por Deus que é ser mãe. Quando você escolhe ir contra esses pensamentos e decide honrar seu papel de mãe na vida de seus filhos, preparem-se, pois haverá muita resistência e a luta será diária.

Essa ideia sempre me inquietou. E apesar de buscar confiar em Deus, confesso que pensar em deixar minha pequena sob os cuidados de terceiros, sempre me tirou a paz. Quando ainda estava grávida da Sofia, descobri que sobre determinação do estado, quando minha filha completasse 4 anos de idade, eu precisaria ingressá-la na escola. Desde que soube dessa determinação meu coração se inquietou, ainda mais. Com apenas 4 anos de idade, tão pequena ainda, minha filha seria deixada sob cuidados de terceiros. Muitas foram as conversas que meu marido e eu tivemos de lá pra cá. Muitas lágrimas de preocupação derramei e muita ansiedade era gerada sempre que o assunto escola, era pautado.

Inicialmente eu iria amentar minha filha até 1 ano de vida, pelo menos foi esse o primeiro plano que eu e meu marido tínhamos. Esse período se estendeu até 2 anos e 5 meses. E foi a partir daí que iniciamos oficialmente nossas pesquisas e nossos planos a respeito de escola. Com muita oração pedindo direcionamento para que logo pudéssemos iniciar essa nova fase de nossas vidas, onde o universo de Sofia, não mas seria limitado aos muros de nossa casa.

A partir de agora o universo de nossa pequena se expandiria. Muitas dúvidas povoaram meus pensamentos e mais ainda com os escândalos sobre cartilhas ideológicas que estariam sendo direcionados as crianças de menos de 6 anos. Eu entrei em parafuso. E assim como Pedro diante das tribulações do mundo, me faltou fé. Mas meu marido, meu esteio de fé, sempre me chamando a confiar na providência Divina, me ajudou a aquietar meu coração e reforçar minha fé.

Pesquisamos bastante, visitamos algumas escolas, mas meu coração ainda não estava em paz, quando pesquisando na Internet escolas próximas a mim, encontrei o Villa Semear. Li tudo que podia no site, vi as fotos, depoimentos sobre a escola, e algo em mim despertou. Agendamos uma visita e a escola nos recebeu, nos acolheu e nos orientou sobre seus valores e princípios. Meu coração se alegrou. Saímos de lá, meu marido e eu, e dissemos um para o outro: . “encontramos a escola certa pra nossa filha”.

Em 2022, Sofia foi ingressada na escola Villa Semear, que nos apoiou durante todo o processo de adaptação e continuou apoiando ao longo dos dias. Mas meu coração ainda não estava em paz, não pela escola, mas pela separação. O processo de adaptação foi difícil, pra todos nós. Primeiro por minha insegurança e falta de certeza se era o momento certo, se não devíamos esperar ela crescer mais. Um turbilhão de emoções, me levando a pouca clareza e falta de fé na decisão tomada. Depois começaram os problemas de saúde, meus excessos de proteção acabaram por fragilizá-la, e ela adoeceu.

Por precauções médicas, uma dose de culpa e insegurança, decidimos por tirá-la da escola, afim de ajudar na recuperação da saúde e fortalecimento imunológico. Graças a Deus esse episódio foi superado e todos nós aprendemos algo com esse desafio. Quase um ano depois, agora em 2023. A escola Villa Semear nos acolhe novamente. E dessa vez, depois de muito esforço, muita oração e muito apoio e paciência de meu amado marido, me sinto mais confiante. Confesso que ainda há anseios dentro de mim, excesso de preocupação, coração ainda aperta toda vez que a deixo no portão da escola. Mas hoje, quando a prô fecha o portão e eu a vejo indo pra sala de aula, entusiasmada pelo novo dia de aprendizagem, de brincadeiras e acolhimento, olho para os céus e agradeço a Deus, por ter colocado essa escola em nosso caminho e por Deus ter nos dado condições para garantir a ela um convívio com pessoas, que assim como meu marido e eu, acreditam que esses pequenos são tesouros de Deus confiados nós”.

© Copyright 2023 Escola Villa Semear